Resumo da Origem da Banda Calyspo



O começo
A Banda Calypso foi formada em Belém no ano de 1999 pelo casal Joelma (vocais e coreografias) e Chimbinha (guitarra). Inicialmente restritos ao circuito musical do Norte e Nordeste do Brasil, a banda hoje desfruta de grande sucessoem todo o país e começa a firmar sua carreira no exterior, embora alguns, sejam da opinião que a referida banda seja apenas mais um dos "modismos" dentro da música popular comercial.

A Banda Calypso tornou conhecido no Brasil o ritmo do calipso, ritmo original do sul do Caribe e adaptado a ritmos regionais no Pará. Muitos creditam ao ska uma grande influência no trabalho da banda. Em várias canções, há uma variada mistura de estilos em uma mesma faixa, refletindo as várias influências musicais da Banda Calypso.

Chimbinha


Chimbinha, nome artístico de Cledivan Almeida Farias, é o responsável principal pela parte administrativa da banda. Foi dele a opção de não ter uma gravadora multinacional conduzindo os trabalhos da banda, e é dele também a idéia do formato "CD popular", visando um CD de baixo custo, que em tese, inviabilizaria a pirataria.

Chimbinha começou sua carreira aos 12 anos, tornando-se mais tarde um produtor musical e arranjador de muito sucesso no Pará. No âmago da banda, outra atividade de Chimbinha é a sua preocupação com as gravações em estúdio, onde investe grande quantidade de tempo aprimorando os arranjos e a produção propriamente dita das canções, que farão parte dos trabalhos futuros da banda.

Na vida pessoal, Chimbinha aprecia a vida caseira, e um hobby bem conhecido é a culinária, sendo que cozinhar peixes é sua grande especialidade.

Joelma

Joelma canta e dança desde a infância. Sua carreira musical iniciou-se aos 16 anos, quando passou no teste para cantar em uma banda de Belém, chamada "Fazendo Arte", uma banda que tocava axé. Após conhecer o estilo calypso, ela contratou o arranjador Chimbinha para produzir seu primeiro álbum solo em 1999 - o que viria a tornar-se o primeiro CD solo de Joelma, porém, foram trocadas todas as vinhetas para Banda Calypso Vol. 01.

O nome completo de Joelma é Joelma da Silva Mendes. Segundo seus fãs, ela possui certas habilidades na dança, sendo que os mesmos, vão aos "espetáculos" principamente para vê-la dançar com suas botas de saltos extremamente altos - tornarando-se uma de suas principais características.
Juntamente com o marido Chimbinha, Joelma cuida de quase todos os assuntos da banda pessoalmente, inclusive, criando as coreografias dos bailarinos, interferindo diretamente na confecção do figurino da banda e selecionando o repertório ao lado do marido

Comentários

Postagens mais visitadas