OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL

campanhNesta semana  o casal Joelma e Chimbinha confirmaram o apoio a mais nova campanha da Campanha Viver com Vida e foram fotografados vestindo a camiseta da Campanha “Viver com Vida” que tem como objetivo conscientizar a comunidade em geral das prevenção do Câncer de Mama e Próstata.


Isto mostra a credibilidade da Associação de Amigos no Combate ao Câncer, Organização Não Governamental que presta atendimentos diversos a pessoas (adultos e crianças) de baixa renda que estão em tratamento na luta contra os mais diversos tipos de câncer na região de Itapeva e Itapetininga.
A diretoria da AACC agradece de coração o apoio que esta recebendo do casal Joelma e Chimbinha, da produção e assessoria da Banda Calypso e de todas as pessoas que colaboram para a ampliação dos atendimentos da AACC.
Segundo informações da assessoria de imprensa da AACC a campanha vai realizar a entrega de panfletos  e cartazes contendo dicas sobre a prevenção do câncer de mama e próstata fazendo parte do Outubro Rosa e Novembro Azul.
Câncer de Mama:
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 – ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 casos novos em um ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.
Câncer de Próstata:
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino situada na base da bexiga, dentro da qual passa a uretra, por onde sai a urina. Segundo estimativa do INCA, o número de casos novos de câncer de próstata estimados para o Brasil no ano de 2008 é de 49.530. Estes valores correspondem a um risco estimado de 52 casos novos a cada 100 mil homens. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é o mais frequente em todas as regiões do Brasil. Mais do que qualquer outro tipo de câncer, este é considerado o câncer da terceira idade, uma vez que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, a cura é superior a 90%. Entretanto, no Brasil, é o quarto tumor responsável por mortes por câncer. Quando está confinado à próstata, o tratamento pode ser cirúrgico ou radioterápico, com altas chances de cura. Quando a doença se dissemina para fora da próstata seu progresso é lento, porém fatal.
Cerca de 10% dos casos de câncer de próstata apresentam base genética. Quando ele ocorre em um parente de primeiro grau, o risco dobra em relação à população; quando ocorre em dois membros da família, o risco quintuplica. Na grande maioria dos casos os sintomas só aparecem tardiamente na evolução da doença. Daí a importância de se fazer a prevenção e avaliação para diagnóstico precoce, descobrindo a doença antes de se ter sintomas.
O diagnóstico do câncer de próstata consta de palpação digital da próstata (toque retal), da dosagem no sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico) e do exame de imagem da próstata (ultrassonografia, ressonância magnética). O PSA é uma substância produzida pela próstata que aumenta quando ela está doente.
Em Itapeva a AACC esta localizada a Rua Laudelina Loureiro de Melo, nº 324,  Vila Aparecida , fone (15) 3521-7885
Visite o site: www.aaccancer.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas