Joelma ainda sofre preconceitos!



Anitta, Joelma, Gaby Amarantos. O que elas têm em comum? Além de serem artistas populares da música nacional, elas sofrem xingamentos nas redes sociais, quando o assunto é canto - voz. Para alguns elas são a escória da Música; seja por seus timbres que não agradam a todos ou pela forma de cantar, ou até mesmo o estilo musical. 

A sociedade e a questão musical no Brasil, estão muitos atrelados a cantos lineares, limpos, se voltarmos no tempo, teremos como exemplos: Nara Leão e Elis Regina. Não tão distante, temos Gal Costa. Desafinar é natural do canto brasileiro, já que nossos artistas cantam com a alma e são menos técnicos que inúmeros cantores gringos. E isso, deve-se ao fato, que lá fora a música é uma obrigação nas escolas americanas, eles crescem praticando. Se lá fora, a música surge como um hobby na infância para a maioria, para nós brasileiros - nossos artistas, ela surge como um meio de sobrevivência. 

É desrespeitoso, é desonesto com nossa questão cultural e musical, querer extrair de nossos artistas técnicas que , por mais aperfeiçoamento que eles consigam, jamais atingirão. Sabemos por exemplo, que a cantora Anitta possui um vocal limitado, mas, nem por isso, ela deixa de ser uma cantora afinada e educada tecnicamente. Ela possui suas limitações, conhece suas limitações mas, faz bonito no que se propõe. O mesmo acontece com Gaby Amarantos, que mesmo exagerando em algumas apresentações no 'vibrato', ela possui um poder na voz, ela vai do grave ao agudo com sabedoria. Mas, o tal pré-conceito faz com que muitos não reconheçam o seu talento, bloqueando assim, qualquer possibilidade de enxergar em Gaby, um belo timbre. No caso de Joelma, é constante você ler nas redes sociais comentários do tipo: Ela não canta, grita, berra. O talento vocal dela é inegável, cantar - dançar e ainda assim, usar do agudo como o ponto extremo de seu canto, causa estranheza para a maioria. Mas, o repúdio a sua musicalidade, ao gênero musical é tão grande, que muitos nem reparam na suavidade e beleza de sua voz em baladas românticas. 

COLUNA: A idolatria deixa de ser saudável, quando o fã se recusa a enxergar as falhas do seu ídolo

Nenhuma delas merecem os xingamentos que recebem exaustivamente nas redes sociais, em relação ao canto. Só o fato, de serem artistas nacionais, já merecem nosso respeito e apoio. Mesmo não curtindo, o gênero musical , a personalidade, jamais devemos confundir talento com gosto pessoal. Gosto pessoal é subjetivo demais pra colocarmos na bandeja e servir com altas doses de pré-conceitos e desprezo ao que é produzido em nosso país.
POP Brasil
David Dukk

Comentários

Postagens mais visitadas